Escoliose

A escoliose refere-se a uma curvatura anormal da coluna vertebral, com uma forma de “S” ou “C”. Esta condição pode manifestar-se em
qualquer idade, sobretudo nas crianças durante os períodos de crescimento acelerado. Também se pode desenvolver na idade adulta.

Em que consiste a Escoliose?

A escoliose pode ser dividida em dois tipos: estrutural e não-estrutural. A escoliose estrutural envolve uma curva fixa na coluna. A escoliose não estrutural resulta de uma curvatura temporária, muitas vezes causada por problemas como espasmos musculares ou discrepância no comprimento das pernas.

Causas

A causa exata da escoliose nem sempre é clara. Pode ser idiopática, ou seja, sem causa conhecida. Como pode estar relacionada com a genética, condições neuromusculares, anomalias congénitas da coluna ou o comprimento irregular das pernas. A escoliose idiopática é o tipo mais comum.

Sintomas

Os sintomas variam consoante a gravidade e o tipo de escoliose. Os casos ligeiros podem não apresentar sintomas visíveis. Os casos mais sérios podem provocar uma curvatura visível da coluna, ombros ou ancas irregulares, dores nas costas. Em alguns casos, se a curvatura afetar a cavidade torácica, pode provocar dificuldades respiratórias.

Tratamentos

O tratamento depende da gravidade da curvatura, da idade do paciente e do potencial de progressão. Para casos leves a moderados, utiliza-se a
observação, suporte e fisioterapia. Situações mais graves ou com maior risco podem exigir intervenção cirúrgica, como fusão espinhal ou instrumentação para corrigir e estabilizar a curvatura.