Espondilolistese

A espondilolistese consiste no deslizamento para a frente de uma vértebra sobre outra. Esta deslocação pode provocar vários graus de desconforto, afetar a mobilidade e causar outros sintomas relacionados com os nervos.

Em que consiste a Espondilolistese?

Esta condição resulta de fraquezas estruturais na região lombar. Existem dois tipos principais: a ístmica, causada por uma fratura de stress na pars interarticularis (pequeno segmento de osso que une as facetas de uma vértebra); e a degenerativa, associada ao desgaste dos discos vertebrais.

Causas

A espondilolistese ístmica acontece devido a atividades que exercem pressão sobre a parte inferior da coluna, especialmente na adolescência. Já a espondilolistese
degenerativa está associada ao envelhecimento. Os discos intervertebrais perdem altura e resistência, contribuindo para o deslizamento vertebral. A genética
também pode influenciar esta condição.

Sintomas
Os sintomas mais comuns incluem dor lombar, tensão muscular e rigidez. Em casos mais sérios, a compressão do nervo pode levar a dor irradiada, dormência ou fraqueza nas pernas. O grau de deslizamento está frequentemente relacionado com a intensidade dos sintomas.
Tratamentos

Os tratamentos vão desde medidas conservadoras, como a fisioterapia,
medicamentos anti-inflamatórios e imobilização, até intervenções cirúrgicas para casos mais sérios. As opções cirúrgicas podem envolver a estabilização das vértebras afetadas para evitar um maior deslizamento.