Hérnias dos Discos Intervertebrais

Uma hérnia do disco intervertebral é um problema comum na coluna. Acontece quando a substância mole e gelatinosa no interior de um disco vertebral atravessa uma abertura ou rasgo na sua parte externa resistente.

Em que consiste as Hérnias dos Discos Intervertebrais?

Os discos intervertebrais têm uma camada exterior resistente (anel fibroso) e uma substância interior gelatinosa (núcleo pulposo). Agem como almofadas entre as vértebras, proporcionam flexibilidade e absorvem choques à coluna vertebral. O envelhecimento, o desgaste ou uma lesão súbita podem fazer com que a camada exterior enfraqueça ou se rasgue. Isto permite que a substância interna sobressaia, irritando os nervos circundantes.

Causas

As principais causas das hérnias discais estão relacionadas com envelhecimento natural. Com o passar dos anos, os discos vertebrais perdem água, ficando menos flexíveis e mais propensos a rasgar. Lesões ao levantar peso ou a fazer movimentos bruscos, também podem contribuir. Assim como fatores genéticos que afetam a saúde dos discos.

Sintomas

Os sintomas podem incluir dor localizada ou irradiada, dormência, formigueiro ou fraqueza. A dor pode piorar durante certos movimentos ou atividades e pode ser mais intensa em posições específicas. 

Tratamentos

Um tratamento mais conservador pode envolver repouso, controlo da dor, fisioterapia e ajustes no estilo de vida do paciente. Em casos mais sérios, especialmente quando a
compressão dos nervos é significativa, é recomendado cirurgia, como a discectomia ou a microdiscectomia, para aliviar a pressão sobre os
nervos e restaurar a funcionalidade.