Fraturas da Coluna (osteoporóticas ou traumáticas)

As fraturas da coluna vertebral abrangem várias lesões que afetam as vértebras. São classificadas como osteoporóticas, se originadas de ossos enfraquecidos, ou traumáticas, quando causadas por forças externas. Entender a natureza da fratura é importante para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Em que consistem as Fraturas da Coluna?

As fraturas osteoporóticas acontecem devido ao enfraquecimento dos ossos ou a condições que reduzem a densidade óssea. Por outro lado, as fraturas traumáticas resultam de impactos súbitos e fortes, em acidentes ou quedas, por exemplo. A gravidade das fraturas pode variar, desde fraturas leves de compressão até fraturas mais complexas que envolvem várias vértebras.

Causas

No caso das fraturas osteoporóticas, a idade avançada, especialmente nas mulheres pós-menopáusicas, e as condições que reduzem a densidade óssea, como a osteoporose, são fatores a considerar. Já nas fraturas traumáticas, os acidentes, quedas de altura, lesões desportivas e acidentes com veículos motorizados são causas
comuns desse tipo de fratura na coluna.

Sintomas

Os sintomas podem incluir: dores súbitas e fortes nas costas, mobilidade limitada. Em alguns casos, podem existir sintomas neurológicos, se a fratura afetar a medula espinal ou as raízes nervosas. As fraturas osteoporóticas podem acontecer
com um traumatismo mínimo, enquanto as fraturas traumáticas estão normalmente associadas a um momento de lesão específico.

Tratamentos

Os tratamentos não cirúrgicos podem incluir repouso, controlo da dor e imobilização. Os casos graves ou as fraturas que afetam a estabilidade da coluna podem exigir intervenção cirúrgica, como a vertebroplastia ou a cifoplastia para fraturas osteoporóticas. Para fraturas traumáticas, utiliza-se a fusão vertebral.