A verdadeira resposta é: “nem sempre, nem nunca!” Podemos dizer que, tudo o que fazemos durante a vida, tem potencial de interferir na saúde da nossa coluna. Bem como a própria genética, à qual não podemos escapar. Por essa razão, não é errado dizer que, aqueles docinhos da Páscoa, ou até o Bacalhau
do Natal passado, podem deixar as suas marcas!
Se tem excesso de peso e dor na coluna, poderá haver relação direta entre fatores, mas não significa que a ligação aconteça em todas as situações. O segredo para uma coluna saudável está como em tudo na nossa vida: na moderação. Por exemplo, fazer exercício físico moderado, controlar o nosso MC, ter uma alimentação variada e dormir, pelo menos, 8 horas diárias.
Eu sei, também eu gostaria de ter esta vida perfeita. E, certamente que, se tem excesso de peso, já conhece de trás para a frente o que deve fazer, mas não é por isso que a dor não desaparece. No entanto, e por vezes, o tratamento eficaz e duradouro poderá passar por perder peso e recuperar energia e vitalidade. Mesmo antes de qualquer outro tratamento mais invasivo.
Atualmente, existem procedimentos combinados de Ortopedia, Fisioterapia e Nutrição que auxiliam na perda de peso e podem preparar o corpo para uma cirurgia. Os resultados querem-se a longo prazo e, caso a cirurgia seja necessária, o seu efeito será também prolongado no tempo.
Assim, consulte o seu médico e, caso se diagnostique que esse excesso de peso e descondicionamento muscular são a causa para a sua dor na coluna, veja como pode recuperar a forma física em segurança. Depois, poderá optar pela intervenção cirúrgica adequada e, definitivamente, ter a qualidade de vida que merece!
Saiba mais sobre o universo da cirurgia da coluna.